Qual a importância do selo ESG nas empresas?

Os negócios que se empenham em ações ambientais, sociais e de governança podem obter reconhecimento do seu empenho por meio de instituições que oferecem a certificação ESG para empresas.

Os negócios com selo ESG comunicam que suas diretrizes são sólidas e reconhecidas por uma instituição séria na área. A conquista é importante porque o mercado valoriza as companhias que se preocupam e tem ações consistentes de sustentabilidade.

Atualmente, a preocupação com questões ambientais, sociais e de governança é um fator considerado nas análises de risco dos investidores na hora de escolher investimentos. Ou seja, essas iniciativas têm valor no mercado financeiro e, por isso, engajam cada vez mais empresas.

Segundo a análise da Bloomberg Intelligence Head of ESG and Thematic Investing, o volume total de ativos globais ESG negociados no mercado financeiro vai superar os US$ 53 trilhões até 2025.

A pesquisa “Global Reporting and Institutional Investor Survey”, realizada pela consultoria Ernst & Young, destacou que, para 78% dos investidores, as empresas devem investir em ações de ESG relevantes, mesmo que os lucros sejam reduzidos em curto prazo.

Outro dado interessante do levantamento é que as informações divulgadas pelas empresas sobre seu trabalho nas questões ambientais, sociais e de governança são utilizadas por 99% dos investidores nas tomadas de decisão sobre investimentos.

A Ernst & Young também questionou os líderes financeiros seniores das empresas entrevistadas, e 55% afirmaram que o trabalho em ESG deve ser feito ainda que haja perda nos lucros, mesmo que por pouco tempo.

Os dados reforçam a importância que a tríade Environmental, Social e Governance já tem e pode ganhar nos próximos, mas também indicam que o trabalho que cada empresa precisa realizar é desafiador e bate diretamente nas questões econômicas.

Quem faz a certificação ESG para empresas?

Existem várias instituições nacionais e internacionais que fazem a certificação ESG para empresas. Para explicar, falaremos de três opções que sua empresa pode procurar:

1. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou, em dezembro de 2022, a norma ‘ABNT PR 2030 – Ambiental, Social e Governança – ESG: Conceitos e Diretrizes para Modelo de Avaliação e Direcionamento ESG para Organizações’.

O documento explica o conceito e os princípios do ESG para que empresas possam aplicá-los corretamente, orientando como os negócios podem identificar os critérios Ambientais, Sociais e de Governança mais relevantes dentro do ambiente de trabalho.

A ABNT ainda oferece um curso on-line que introduz o tema e apresenta um modelo de avaliação e direcionamento para negócios, indicado para executivos, gestores e profissionais envolvidos com a implementação das boas práticas.

2. Global Reporting Initiative (GRI)
O Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização sem fins lucrativos sediada na Holanda, com escritório no Brasil, que desenvolve normas para criação de relatórios de sustentabilidade.

O objetivo é gerar dados qualificados e transparentes sobre as ações de empresas, permitindo acompanhar o progresso das ações ESG, além de auxiliar na comparação com resultados de outras organizações.

A metodologia da GRI é internacionalmente reconhecida, exigindo dados de materialidade que comprovem a existência de ações relevantes na empresa, aumentando a confiança nas companhias que conquistam o certificado da instituição.

3. Sustainability Accounting Standards Board (SASB)
O Sustainability Accounting Standards Board (SASB) é outra organização sem fins lucrativos internacional, sediada nos Estados Unidos, que trabalha com o desenvolvimento de contabilidade e sustentabilidade.

Assim como o GRI, o SASB tem suas próprias normas para direcionar a implementação do ESG nas empresas, auxiliando-as a avaliar os riscos e as possibilidades de melhoria das práticas sustentáveis do negócio.

Implementar e obter uma certificação da organização é uma iniciativa estratégica, proporcionando dados confiáveis para stakeholders e público interessado.

Como ser uma empresa com selo ESG?


Para ser uma empresa com certificação ESG, é necessário ter uma área responsável por cuidar da normatização dos padrões ambientais, sociais e de governança conforme as diretrizes da instituição escolhida como referência. O trabalho envolve os seguintes pontos:

  • Padronizar as normas internas de ESG: a documentação das diretrizes simplifica a análise e facilita a comprovação das iniciativas, tornando as informações claras e confiáveis.
  • Supervisionar as ações na prática: o acompanhamento da adoção das normas nos diferentes setores é fundamental para monitorar a evolução e garantir a consistência dos processos.
  • Validar o processo em relatórios: a garantia de que as ações são consistentes devem ser validadas por relatórios baseados em metodologias sólidas, que vão ser aceitos por investidores e pelo mercado.
  • Implementar a inovação como cultura: alinhar os princípios de ESG com a estratégia do negócio, buscando oportunidades de inovação, é uma forma de se posicionar no mercado e demonstrar que o negócio já está com um olho nas necessidades futuras.

O processo para ser uma empresa sustentável é trabalhoso, mas extremamente importante, uma vez que as consequências da atividade industrial interferem na qualidade de vida e comprometem o futuro do planeta.

Traga + sustentabilidade para o seu negócio
Ser uma empresa sustentável envolve transformar diversos aspectos do negócio para criar processos que causem menos impacto e melhorem o rendimento da operação.

A 520 Negócios Ambientais pode auxiliar o seu negócio a fazer uma gestão energética mais eficiente, orientando o processo de migração para o Mercado Livre de Energia, onde você negocia energia mais barata e ainda escolhe fornecedores de energia limpa.

Baixe a apresentação de nossa consultoria ESG